Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
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Profa. Roberta Kelly
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Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
Olá Queridos Alunos,
Responda as questões abaixo e poste as respostas no fórum.
1.Quem é o proprietário da ITIL V3?
2.Qual padrão ISO é baseado na ITIL?
3.O acrônimo ITIL quer dizer o que?
4.Por qual razão as empresas deveria adotar a ITIL?
5.Qual é a entidade responsável pela divulgação das praticas da ITIL na comunidade de TI?
6.Qual é a diferença básica entre a estrutura da ITIL V2 e ITIL V3?
Profa. Roberta Kelly
Responda as questões abaixo e poste as respostas no fórum.
1.Quem é o proprietário da ITIL V3?
2.Qual padrão ISO é baseado na ITIL?
3.O acrônimo ITIL quer dizer o que?
4.Por qual razão as empresas deveria adotar a ITIL?
5.Qual é a entidade responsável pela divulgação das praticas da ITIL na comunidade de TI?
6.Qual é a diferença básica entre a estrutura da ITIL V2 e ITIL V3?
Profa. Roberta Kelly
Última edição por Profa. Roberta Kelly em Qua Abr 23, 2014 10:18 am, editado 2 vez(es)
Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
1 > Axelos.
2> Padrão 20000 ISO, gereciamento de serviços deTI;
ISO 20000-1, especificação para a gerência de serviços de TI;
ISO 20000-2, código de prática para a gerência dos serviços de TI.
3>Information Technology Infrastructure Library ou em português biblioteca de infraestrutura para a Tecnologia de Informação.
4> Ele fornece orientações para as organizações sobre como usá-lo como uma ferramenta para facilitar a mudança nos negócios, transformação e crescimento, que se tornam necessária para qualquer empresa que pretende se manter no mercado com tecnologia e eficiência.
5> A entidade responsável é itSMF no Brasil que assume como fórum discussões desde 2003.
6> O ITIL v2 tinha como base também a estrutura de negócios, porém voltada para o alinhamento do negócio já estabelecido, o que diverge do ITIL v3 onde o foco é a integração com o negócio, isto pela demanda e pela necessidade das empresas, e pelo próprio aumento da qualidade da tecnologias as empresas logo dependem mais do setor de TI.
Handsome boy
2> Padrão 20000 ISO, gereciamento de serviços deTI;
ISO 20000-1, especificação para a gerência de serviços de TI;
ISO 20000-2, código de prática para a gerência dos serviços de TI.
3>Information Technology Infrastructure Library ou em português biblioteca de infraestrutura para a Tecnologia de Informação.
4> Ele fornece orientações para as organizações sobre como usá-lo como uma ferramenta para facilitar a mudança nos negócios, transformação e crescimento, que se tornam necessária para qualquer empresa que pretende se manter no mercado com tecnologia e eficiência.
5> A entidade responsável é itSMF no Brasil que assume como fórum discussões desde 2003.
6> O ITIL v2 tinha como base também a estrutura de negócios, porém voltada para o alinhamento do negócio já estabelecido, o que diverge do ITIL v3 onde o foco é a integração com o negócio, isto pela demanda e pela necessidade das empresas, e pelo próprio aumento da qualidade da tecnologias as empresas logo dependem mais do setor de TI.
Handsome boy
cipriano_w- Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 27
Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
1.Quem é o proprietário da ITIL V3?
Atualmente a ITIL é mantida pela empresa AXELOS.
2.Qual padrão ISO é baseado na ITIL?
A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;
Resumidamente, a primeira parte trata dos processos que devem ser implementados e a segunda trata da avaliação do que foi implementado na primeira.
O ITIL e e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.
3.O acrônimo ITIL quer dizer o que?
ITIL - Information Technology Infrastructure Library
4.Por qual razão as empresas deveria adotar a ITIL?
Uma pesquisa realizada no Brasil pela revista IDG em 2005 aponta que 37% das empresas entrevistadas já ingressaram na aplicação da ITIL® em seus processos. A adoção da ITIL® não é apenas um modismo de TI, mas sim uma estratégia para reduzir custos, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar a satisfação dos clientes.
5.Qual é a entidade responsável pela divulgação das praticas da ITIL na comunidade de TI?
itSMF
6.Qual é a diferença básica entre a estrutura da ITIL V2 e ITIL V3?
Entre as principais mudanças do ITIL V3 esta uma mudança para um serviço de abordagem e orientação mais exigentes. O ITIL V2 delineou o que deveria ser feito para melhorar processos. Já o ITIL V3 explica claramente como é que deve ser feito.
Atualmente a ITIL é mantida pela empresa AXELOS.
2.Qual padrão ISO é baseado na ITIL?
A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;
Resumidamente, a primeira parte trata dos processos que devem ser implementados e a segunda trata da avaliação do que foi implementado na primeira.
O ITIL e e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.
3.O acrônimo ITIL quer dizer o que?
ITIL - Information Technology Infrastructure Library
4.Por qual razão as empresas deveria adotar a ITIL?
Uma pesquisa realizada no Brasil pela revista IDG em 2005 aponta que 37% das empresas entrevistadas já ingressaram na aplicação da ITIL® em seus processos. A adoção da ITIL® não é apenas um modismo de TI, mas sim uma estratégia para reduzir custos, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar a satisfação dos clientes.
5.Qual é a entidade responsável pela divulgação das praticas da ITIL na comunidade de TI?
itSMF
6.Qual é a diferença básica entre a estrutura da ITIL V2 e ITIL V3?
Entre as principais mudanças do ITIL V3 esta uma mudança para um serviço de abordagem e orientação mais exigentes. O ITIL V2 delineou o que deveria ser feito para melhorar processos. Já o ITIL V3 explica claramente como é que deve ser feito.
Ithalo- Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/02/2014
Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
1- Atualmente a ITIL é mantida pelo OGC (Office Government Commerce), do Reino Unido, e seus usuários são representados pelo ITSM Fórum.
2-ITIL® V3 and ISO/IEC 20000 (Foi criado o padrão internacional ISO 20.000 em dezembro de 2005. Como qualquer padrão ISO, é estabelecido um claro padrão de definições, implantação, gerenciamento, critérios de auditoria e certificação organizacional). ISO 20000-3, lançada mais recentemente (somente no ano de 2009) disserta sobre estabelecimento de escopo para a norma, aplicabilidade e regras para auditoria da mesma.
3-O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é o modelo de referência para gerenciamento de processos de TI mais aceito mundialmente.
4-- facilita o gerenciamento de serviços de TI e, conseqüentemente, de toda a empresa;
- oferece uma linha de trabalho consistente, padronizada e eficiente;
- redução, a longo prazo, dos custos dos serviços prestados;
- melhora o processo de comunicação entre funcionários, parceiros e clientes da empresa;
- aumenta a satisfação de todos os envolvidos, ao definir corretamente as metas e expectativas.
Não só por essas razões , mas para que o gestor venha ter um controle total da empresa empregando nela as melhores Praticas do ITIL , deixando que a empresa venha progredir constantemente dando suporte a todos os departamentos que dependem dos serviços do TI.
5- A entidade responsável é a itSMF .É uma organização mundial independente e sem fins lucrativos dedicada a promover gerenciamento de serviços em TI.Fundado em 1991 no Reino Unido. O itSMF existe em mais de 40 países.
6-Entre as principais mudanças do ITIL V3 esta uma mudança para um serviço de abordagem e orientação mais exigentes. O ITIL V2 delineou o que deveria ser feito para melhorar processos. Já o ITIL V3 explica claramente como é que deve ser feito.
Outro ponto chave ITIL V3 e demonstrar o retorno do investimento para os negócios. Esta foi uma dos pedidos mais freqüentes no setor de consultorias, realizadas como parte do projeto da versão 3.
2-ITIL® V3 and ISO/IEC 20000 (Foi criado o padrão internacional ISO 20.000 em dezembro de 2005. Como qualquer padrão ISO, é estabelecido um claro padrão de definições, implantação, gerenciamento, critérios de auditoria e certificação organizacional). ISO 20000-3, lançada mais recentemente (somente no ano de 2009) disserta sobre estabelecimento de escopo para a norma, aplicabilidade e regras para auditoria da mesma.
3-O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é o modelo de referência para gerenciamento de processos de TI mais aceito mundialmente.
4-- facilita o gerenciamento de serviços de TI e, conseqüentemente, de toda a empresa;
- oferece uma linha de trabalho consistente, padronizada e eficiente;
- redução, a longo prazo, dos custos dos serviços prestados;
- melhora o processo de comunicação entre funcionários, parceiros e clientes da empresa;
- aumenta a satisfação de todos os envolvidos, ao definir corretamente as metas e expectativas.
Não só por essas razões , mas para que o gestor venha ter um controle total da empresa empregando nela as melhores Praticas do ITIL , deixando que a empresa venha progredir constantemente dando suporte a todos os departamentos que dependem dos serviços do TI.
5- A entidade responsável é a itSMF .É uma organização mundial independente e sem fins lucrativos dedicada a promover gerenciamento de serviços em TI.Fundado em 1991 no Reino Unido. O itSMF existe em mais de 40 países.
6-Entre as principais mudanças do ITIL V3 esta uma mudança para um serviço de abordagem e orientação mais exigentes. O ITIL V2 delineou o que deveria ser feito para melhorar processos. Já o ITIL V3 explica claramente como é que deve ser feito.
Outro ponto chave ITIL V3 e demonstrar o retorno do investimento para os negócios. Esta foi uma dos pedidos mais freqüentes no setor de consultorias, realizadas como parte do projeto da versão 3.
Gabriel Santos- Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 26
Localização : são Paulo
Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
1- O ITIL® V3 foi criado pelo CCTA, atualmente incorporado pelo Cabinet Office, um órgão independente do governo britânico.
Hoje a ITIL é mantida pela empresa AXELOS.
2- A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:
A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI.
3- O termo ITIL é um acrônimo do Inglês
(Information Technology Infrastructure Library)
Que traduzido seria algo como Biblioteca de Infraestrutura para a Tecnologia de Informação.
4- As empresas adotam os processos da ITIL ® com o objetivo de melhorar suas práticas e consequentemente obter resultados melhores na entrega e suporte aos serviços de TI.
5- Como entidade criada e mantida em conjunto pela indústria, pelos usuários e por profissionais da área, o itSMF colabora para o desenvolvimento e a disseminação do ITIL desde 1991.
6- Uma comparação entre a ITIL® v2 e V3 nos revela que todos os principais processos da ITIL® V2 permanecem na V3, com algumas mudanças substanciais. Entretanto, em muitos casos, a ITIL® v3 apresenta descrições de processos revisadas e melhoradas.
A principal diferença entre a V2 e V3 é a nova estrutura do Ciclo de Vida do Serviços: A ITIL® V3 é melhor entendida,organizando os processos de uma forma cíclica.
Hoje a ITIL é mantida pela empresa AXELOS.
2- A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:
A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI.
3- O termo ITIL é um acrônimo do Inglês
(Information Technology Infrastructure Library)
Que traduzido seria algo como Biblioteca de Infraestrutura para a Tecnologia de Informação.
4- As empresas adotam os processos da ITIL ® com o objetivo de melhorar suas práticas e consequentemente obter resultados melhores na entrega e suporte aos serviços de TI.
5- Como entidade criada e mantida em conjunto pela indústria, pelos usuários e por profissionais da área, o itSMF colabora para o desenvolvimento e a disseminação do ITIL desde 1991.
6- Uma comparação entre a ITIL® v2 e V3 nos revela que todos os principais processos da ITIL® V2 permanecem na V3, com algumas mudanças substanciais. Entretanto, em muitos casos, a ITIL® v3 apresenta descrições de processos revisadas e melhoradas.
A principal diferença entre a V2 e V3 é a nova estrutura do Ciclo de Vida do Serviços: A ITIL® V3 é melhor entendida,organizando os processos de uma forma cíclica.
Última edição por João Vitor Ribeiro Fiel em Qua Abr 23, 2014 8:47 am, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
- 1.Quem é o proprietário da ITIL V3?:
- A biblioteca ITIL eatá sob responsabilidade do Office of Government Commerce, do governo britânico.
- 2.Qual padrão ISO é baseado na ITIL?:
- A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:
A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;
Resumidamente, a primeira parte trata dos processos que devem ser implementados e a segunda trata da avaliação do que foi implementado na primeira.
O ITIL e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.
Por um bom tempo permaneceu aberta a discussão de que ITIL seria apenas mais uma sigla passageira. “Um fato formalizou a aceitação do ITIL como melhor prática mundial: a publicação, no fim de 2005, da ISO/IEC 20.000, que trata especificamente do Gerenciamento de Serviços de TI. Esta certificação praticamente adota como base os processos e práticas previstos no ITIL.
- 3.O acrônimo ITIL quer dizer o que?:
- Information Technology Infrastructure Library que traduzido seria algo como Biblioteca de Infraestrutura para a Tecnologia de Informação, porem não é utilizado a tradução para o Português.
- 4.Por qual razão as empresas deveria adotar a ITIL?:
- A adoção das práticas do ITIL pode trazer vários benefícios ao funcionamento da área de TI e à sua relação com a empresa. Alguns deles são: redução no tempo de execução dos serviços e de solução de problemas, aumento dos níveis de satisfação dos usuários e clientes, redução de custos operacionais e melhor controle e gestão do setor.
Como outros modelos de gestão, no entanto, não espere que o ITIL traga a resposta a todos os problemas. A implantação das melhores práticas pode custar tempo, dinheiro e acima de tudo exige um certo grau de maturidade – ainda que, em tese, possa ser adotado em empresas de qualquer porte.
- 5.Qual é a entidade responsável pela divulgação das praticas da ITIL na comunidade de TI?:
- Outra entidade envolvida com a ITIL é o ITSMF (em português: Fórum de Gerenciamento de Serviços em TI), orgão promove a troca de informações e experiências entre empresas que trabalham com Gerenciamento de Serviços em TI. O ITSMF é colaborativo; seus associados podem contribuir com o desenvolvimento dos assuntos debatidos em eventos promovidos pelo fórum. O site oficial do ITSMF no Brasil é www.itsmf.com.br.
- 6.Qual é a diferença básica entre a estrutura da ITIL V2 e ITIL V3?:
ITIL V2
• Visão Modular (Todo “formado por partes” lembra um quebra cabeça)
• 2 Livros Principais (Entrega e Suporte)
• Não existe linha do tempo para lidar com o Serviço, ele é abordado na sua forma “adulta”
• Maior relação com a equipe de TI e com os Clientes
• Pode se escolher um livro e adotá-lo sem se preocupar com os demais
• Mais flexível e menos complexa do que a ITIL V3
• Pode ser adotada facilmente em pequenas empresas
ITIL V3
• Visão Holística (Todo “misturado” lembra um liquido)
• 5 Livros Principais (Melhoria Contínua, Service Strategy, Service Design, ServiceTransition e Service Operation)
• Aborda os Serviços sobre a perspectiva da Governança de TI
• Maior relação com o Negócio (antes era alinhamento, agora é integração)
• Introduzido conceito de Ciclo de Vida do Serviço
• Serviços são abordados desde seu nascimento até a sua morte
• Difícil ou até mesmo inviável adotar apenas um livro, todos devem ser adotados
• Abriu mão de boa parte da flexibilidade ITIL V2 ao incorporar os conceitos deGovernança de TI
• Difícil de ser adotada em empresas pequenas
• Maior integração com outros modelos de Governança de TI e Normas ISO (CMMi,COBIT, PMBOK, ISO 20000, ISO 27001, Six Sigma)
Reinaldo Sartori Júnior- Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 29
Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
1- A organização OGC (Office of Government Commerce).
2- O padrão ISO/IEC 20000
3- Quer dizer: Information Technology Infrastructure Library.
4- Para poder gerenciar o setor de TI de forma eficiente e garantir melhores serviços e resultados aos clientes do mesmo.
5- A AXELOS Ltd.
6- A principal diferença entre a V2 e V3 é a nova estrutura do Ciclo de Vida do Serviços: A ITIL V3 é melhor entendida, organizando os processos de uma forma cíclica. Isto significa que a antiga estrutura do Suporte a Serviços (Service Support) e Entrega de Serviços (Service Delivery) foi substituída por um novo conjunto núcleo de cinco disciplinas: Estratégia de Serviço; Desenho do Serviço; Transição do Serviço; Operação do Serviço; e Melhoria contínua do Serviço.
2- O padrão ISO/IEC 20000
3- Quer dizer: Information Technology Infrastructure Library.
4- Para poder gerenciar o setor de TI de forma eficiente e garantir melhores serviços e resultados aos clientes do mesmo.
5- A AXELOS Ltd.
6- A principal diferença entre a V2 e V3 é a nova estrutura do Ciclo de Vida do Serviços: A ITIL V3 é melhor entendida, organizando os processos de uma forma cíclica. Isto significa que a antiga estrutura do Suporte a Serviços (Service Support) e Entrega de Serviços (Service Delivery) foi substituída por um novo conjunto núcleo de cinco disciplinas: Estratégia de Serviço; Desenho do Serviço; Transição do Serviço; Operação do Serviço; e Melhoria contínua do Serviço.
Última edição por Ricardo Santos em Qua Abr 23, 2014 8:53 am, editado 1 vez(es)
Ricardo Santos- Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 26
Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
1- Esta biblioteca foi criada em 1989 pelo CCTA, hoje incorporado pelo Cabinet Office, um órgão independente do governo britânico. Atualmente a ITIL é mantida pela empresa AXELOS.
2- A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:
A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;
O ITIL e e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.
3- A sigla ITIL significa “Information Technology Infrastructure Library”
4- A adoção da ITIL não é apenas um modismo de TI, mas sim uma estratégia para reduzir custos, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar a satisfação dos clientes.
5- Entidade responsável é itSMF no Brasil
6- "Uma comparação entre a ITIL v2 e V3 nos revela que todos os principais processos da ITIL V2 permanecem na V3, com algumas mudanças substanciais. Entretanto, em muitos casos, a ITIL v3 apresenta descrições de processos revisadas e melhoradas.
A principal diferença entre a V2 e V3 é a nova estrutura do Ciclo de Vida do Serviços: A ITIL V3 é melhor entendida, organizando os processos de uma forma cíclica. Isto significa que a antiga estrutura do Suporte a Serviços (Service Support) e Entrega de Serviços (Service Delivery) foi substituída por um novo conjunto núcleo de cinco disciplinas:
Estratégia de Serviço – determina quais tipos de serviços devem ser oferecidos para quais Clientes ou mercados.
Desenho do Serviço – identifica necessidades do serviço e idealiza novas ofertas de serviços, bem como alterações e melhorias aos serviços existentes.
Transição do Serviço – constrói e implementa serviços novos ou modificados.
Operação do Serviço – realiza atividades operacionais
Melhoria contínua do Serviço – aprende com os sucessos e fracassos do passado e melhora continuamente a competitividade, eficácia e eficiência dos serviços e processos.
2- A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:
A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;
O ITIL e e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.
3- A sigla ITIL significa “Information Technology Infrastructure Library”
4- A adoção da ITIL não é apenas um modismo de TI, mas sim uma estratégia para reduzir custos, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar a satisfação dos clientes.
5- Entidade responsável é itSMF no Brasil
6- "Uma comparação entre a ITIL v2 e V3 nos revela que todos os principais processos da ITIL V2 permanecem na V3, com algumas mudanças substanciais. Entretanto, em muitos casos, a ITIL v3 apresenta descrições de processos revisadas e melhoradas.
A principal diferença entre a V2 e V3 é a nova estrutura do Ciclo de Vida do Serviços: A ITIL V3 é melhor entendida, organizando os processos de uma forma cíclica. Isto significa que a antiga estrutura do Suporte a Serviços (Service Support) e Entrega de Serviços (Service Delivery) foi substituída por um novo conjunto núcleo de cinco disciplinas:
Estratégia de Serviço – determina quais tipos de serviços devem ser oferecidos para quais Clientes ou mercados.
Desenho do Serviço – identifica necessidades do serviço e idealiza novas ofertas de serviços, bem como alterações e melhorias aos serviços existentes.
Transição do Serviço – constrói e implementa serviços novos ou modificados.
Operação do Serviço – realiza atividades operacionais
Melhoria contínua do Serviço – aprende com os sucessos e fracassos do passado e melhora continuamente a competitividade, eficácia e eficiência dos serviços e processos.
Jéssica Oliveira- Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 27
Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
1:É o responsável pela melhoria continua do serviço Desenho e documentação do serviço Realização das atividades da Operação de Serviços necessárias para suportar um serviço Produção do Balanced Scorecard apresentando um “status” geral de todos os serviços.
2: ISO 20000: é a primeira norma editada pela ISO que versa sobre gerenciamento de serviços de TI (Tecnologia da Informação). A ISO 20000 é um conjunto que define as melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI. O seu desenvolvimento foi baseado na BS 15000 (British Standard) e tem a intenção de ser completamente compatível com o ITIL (Information Technology Infrastructure Library). A sua primeira edição ocorreu em dezembro de 2005.
3:O termo ITIL é um acrônimo do Inglês Information Technology Infrastructure Library que traduzido seria algo como Biblioteca de Infraestrutura para a Tecnologia de Informação, porem não é utilizado a tradução para o Português, por aqui nós simplesmente utilizamos o acrônimo ITIL.
4:O resultado deste investimento será traduzido no melhoramento da qualidade dos serviços, integração e coordenação das ofertas. Além disso, ira permitir que a organização compare-se a outras no que se refere a gestão de serviços de TI.
5:A entidade responsável no Brasil é a itSmf.
6: A grande diferença foi separar os processos através de um ciclo de vida: Estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria de serviço continuada.
2: ISO 20000: é a primeira norma editada pela ISO que versa sobre gerenciamento de serviços de TI (Tecnologia da Informação). A ISO 20000 é um conjunto que define as melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI. O seu desenvolvimento foi baseado na BS 15000 (British Standard) e tem a intenção de ser completamente compatível com o ITIL (Information Technology Infrastructure Library). A sua primeira edição ocorreu em dezembro de 2005.
3:O termo ITIL é um acrônimo do Inglês Information Technology Infrastructure Library que traduzido seria algo como Biblioteca de Infraestrutura para a Tecnologia de Informação, porem não é utilizado a tradução para o Português, por aqui nós simplesmente utilizamos o acrônimo ITIL.
4:O resultado deste investimento será traduzido no melhoramento da qualidade dos serviços, integração e coordenação das ofertas. Além disso, ira permitir que a organização compare-se a outras no que se refere a gestão de serviços de TI.
5:A entidade responsável no Brasil é a itSmf.
6: A grande diferença foi separar os processos através de um ciclo de vida: Estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria de serviço continuada.
Thiago de Azevedo Silva- Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/02/2014
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Gestão De TI (ITIL)
1° (ITIL V3) é um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI). Foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), hoje OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra.
2° A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação.O ITIL e e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.
3° Information Technology Infrastructure Library. (ITIL) é um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI)
4° Uma pesquisa divulgada no início de 2012 pela Regus mostrou que 51% da empresas brasileiras não possuem uma estratégia para retomar as atividades de TI em até 24 horas. A adoção cada vez maior do trabalho remoto utilizando conexões seguras via Internet resolve em parte a questão de locais alternativos para trabalhar em caso de impedimento de acesso dos funcionários ao seu local de trabalho.
5° A entidade responsável é itSMF no Brasil que assume como fórum discussões desde 2003. Kaimar é um praticante de ITSM experiente que tem um fundo de carreira em suporte de TI, desenvolvimento de software e gerenciamento de projetos.
6° Entre as principais mudanças do ITIL V3 esta uma mudança para um serviço de abordagem e orientação mais exigentes. O ITIL V2 delineou o que deveria ser feito para melhorar processos. Já o ITIL V3 explica claramente como é que deve ser feito.
Outro ponto chave ITIL V3 e demonstrar o retorno do investimento para os negócios. Esta foi uma dos pedidos mais freqüentes no setor de consultorias, realizadas como parte do projeto da versão 3.
2° A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação.O ITIL e e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.
3° Information Technology Infrastructure Library. (ITIL) é um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI)
4° Uma pesquisa divulgada no início de 2012 pela Regus mostrou que 51% da empresas brasileiras não possuem uma estratégia para retomar as atividades de TI em até 24 horas. A adoção cada vez maior do trabalho remoto utilizando conexões seguras via Internet resolve em parte a questão de locais alternativos para trabalhar em caso de impedimento de acesso dos funcionários ao seu local de trabalho.
5° A entidade responsável é itSMF no Brasil que assume como fórum discussões desde 2003. Kaimar é um praticante de ITSM experiente que tem um fundo de carreira em suporte de TI, desenvolvimento de software e gerenciamento de projetos.
6° Entre as principais mudanças do ITIL V3 esta uma mudança para um serviço de abordagem e orientação mais exigentes. O ITIL V2 delineou o que deveria ser feito para melhorar processos. Já o ITIL V3 explica claramente como é que deve ser feito.
Outro ponto chave ITIL V3 e demonstrar o retorno do investimento para os negócios. Esta foi uma dos pedidos mais freqüentes no setor de consultorias, realizadas como parte do projeto da versão 3.
Victor Lopes Ferreira- Mensagens : 7
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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
1-O ITIL V3 foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), hoje OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra.
2-O ISO e dividido em duas partes que são A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI.
3- Quer dizer Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação.
4- É o meio para entregar valor aos clentes , propiciando os resultados desejados, sem que tais clientes/ares de negosios precisem assumir cuestos e riscoes especificos.
5-itSMF
6- A principal diferença entre a V2 e V3 é a nova estrutura do Ciclo de Vida do Serviços: A ITIL V3 é melhor entendida, organizando os processos de uma forma cíclica. Isto significa que a antiga estrutura do Suporte a Serviços e Entrega de Serviços foi substituída por um novo conjunto núcleo de cinco disciplinas:Estratégia de Serviço,Desenho do Serviço ,Transição do Serviço,Operação do Serviço e Melhoria contínua do Serviço .
2-O ISO e dividido em duas partes que são A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI.
3- Quer dizer Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação.
4- É o meio para entregar valor aos clentes , propiciando os resultados desejados, sem que tais clientes/ares de negosios precisem assumir cuestos e riscoes especificos.
5-itSMF
6- A principal diferença entre a V2 e V3 é a nova estrutura do Ciclo de Vida do Serviços: A ITIL V3 é melhor entendida, organizando os processos de uma forma cíclica. Isto significa que a antiga estrutura do Suporte a Serviços e Entrega de Serviços foi substituída por um novo conjunto núcleo de cinco disciplinas:Estratégia de Serviço,Desenho do Serviço ,Transição do Serviço,Operação do Serviço e Melhoria contínua do Serviço .
Stephanieoliveira- Mensagens : 2
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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
1) ITIL® inicialmente surgiu como um acrônimo de Information Technology Infrastructure Library e hoje ITIL é uma marca. Esta biblioteca foi criada em 1989 pelo CCTA, hoje incorporado pelo Cabinet Office, um órgão independente do governo britânico. Atualmente a ITIL é mantida pela empresa AXELOS.
2) A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:
A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;
Resumidamente, a primeira parte trata dos processos que devem ser implementados e a segunda trata da avaliação do que foi implementado na primeira.
3) ITIL® inicialmente surgiu como um acrônimo de Information Technology Infrastructure Library e hoje ITIL é uma marca.
4) O ITIL consiste no modelo de gerenciamento de processos de TI, sendo o recurso mais aceito mundialmente. Sua estrutura foi criada pela OGC ? Office of Government Commerce, antiga secretaria do comércio do governo inglês. É o conjunto de processos que reúne as melhores práticas para se adotar no gerenciamento dos serviços de TI em uma organização. Para o desenvolvimento da área de TI, o ITIL é uma referência reconhecida mundialmente. Criado na Inglaterra, consiste no conjunto de normas e orientações para gerenciamento e desenvolvimento de tecnologias em empresas.
Vantagens
- facilita o gerenciamento de serviços de TI e, conseqüentemente, de toda a empresa;
- oferece uma linha de trabalho consistente, padronizada e eficiente;
- redução, a longo prazo, dos custos dos serviços prestados;
- melhora o processo de comunicação entre funcionários, parceiros e clientes da empresa;
- aumenta a satisfação de todos os envolvidos, ao definir corretamente as metas e expectativas.
5) A entidade de divulgação itsmf.
6) Diferenças entre o ITIL V2 para V3
Entre as principais mudanças do ITIL V3 esta uma mudança para um serviço de abordagem e orientação mais exigentes. O ITIL V2 delineou o que deveria ser feito para melhorar processos. Já o ITIL V3 explica claramente como é que deve ser feito.
Outro ponto chave ITIL V3 e demonstrar o retorno do investimento para os negócios. Esta foi uma dos pedidos mais freqüentes no setor de consultorias, realizadas como parte do projeto da versão 3.
2) A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:
A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;
Resumidamente, a primeira parte trata dos processos que devem ser implementados e a segunda trata da avaliação do que foi implementado na primeira.
3) ITIL® inicialmente surgiu como um acrônimo de Information Technology Infrastructure Library e hoje ITIL é uma marca.
4) O ITIL consiste no modelo de gerenciamento de processos de TI, sendo o recurso mais aceito mundialmente. Sua estrutura foi criada pela OGC ? Office of Government Commerce, antiga secretaria do comércio do governo inglês. É o conjunto de processos que reúne as melhores práticas para se adotar no gerenciamento dos serviços de TI em uma organização. Para o desenvolvimento da área de TI, o ITIL é uma referência reconhecida mundialmente. Criado na Inglaterra, consiste no conjunto de normas e orientações para gerenciamento e desenvolvimento de tecnologias em empresas.
Vantagens
- facilita o gerenciamento de serviços de TI e, conseqüentemente, de toda a empresa;
- oferece uma linha de trabalho consistente, padronizada e eficiente;
- redução, a longo prazo, dos custos dos serviços prestados;
- melhora o processo de comunicação entre funcionários, parceiros e clientes da empresa;
- aumenta a satisfação de todos os envolvidos, ao definir corretamente as metas e expectativas.
5) A entidade de divulgação itsmf.
6) Diferenças entre o ITIL V2 para V3
Entre as principais mudanças do ITIL V3 esta uma mudança para um serviço de abordagem e orientação mais exigentes. O ITIL V2 delineou o que deveria ser feito para melhorar processos. Já o ITIL V3 explica claramente como é que deve ser feito.
Outro ponto chave ITIL V3 e demonstrar o retorno do investimento para os negócios. Esta foi uma dos pedidos mais freqüentes no setor de consultorias, realizadas como parte do projeto da versão 3.
Alef Carlos- Mensagens : 7
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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
1- Foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), hoje OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra. E atualmente é mantida pela empresa AXELOS.
2- A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:
A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI.
O ITIL e e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.
3- A sigla ITIL significa “Information Technology Infrastructure Library”, e nada mais é do que um conjunto de livros que versam sobre boas práticas.
4- É o meio para entregar valor aos clientes, propiciando e facilitando os resultados desejados e o que os clientes querem alcançar, sem ter que assumir custos e riscos inerentes a TI.
5- O ITSMF. Tem como objetivo contribuir para que empresas, consultores e profissionais adotem melhores práticas de gerenciamento de TI (ITIL).
6- ITIL V2 - Visão Modular (Todo “formado por partes”, lembra um quebra cabeça)
2 Livros Principais (Entrega e Suporte)
Maior relação com a equipe de TI e com os Clientes
ITIL V3 - Visão Holística (Todo “misturado”, lembra um liquido)
5 Livros Principais (Melhoria Contínua, Service Strategy, Service Design, ServiceTransition e Service Operation)
Maior relação com o Negócio (antes era alinhamento, agora é integração)
2- A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:
A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI.
O ITIL e e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.
3- A sigla ITIL significa “Information Technology Infrastructure Library”, e nada mais é do que um conjunto de livros que versam sobre boas práticas.
4- É o meio para entregar valor aos clientes, propiciando e facilitando os resultados desejados e o que os clientes querem alcançar, sem ter que assumir custos e riscos inerentes a TI.
5- O ITSMF. Tem como objetivo contribuir para que empresas, consultores e profissionais adotem melhores práticas de gerenciamento de TI (ITIL).
6- ITIL V2 - Visão Modular (Todo “formado por partes”, lembra um quebra cabeça)
2 Livros Principais (Entrega e Suporte)
Maior relação com a equipe de TI e com os Clientes
ITIL V3 - Visão Holística (Todo “misturado”, lembra um liquido)
5 Livros Principais (Melhoria Contínua, Service Strategy, Service Design, ServiceTransition e Service Operation)
Maior relação com o Negócio (antes era alinhamento, agora é integração)
Alexandre Costa- Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/02/2014
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Localização : Itapecerica da Serra
Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
1.Quem é o proprietário da ITIL V3?
R: Foi criado em 1989 pelo CCTA. Atualmente a ITIL é mantido pela empresa AXELOS.
2.Qual padrão ISO é baseado na ITIL?
R: O ITIL e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.
3.O acrônimo ITIL quer dizer o que?
R: Information Technology Infrastructure Library (ITIL)
4.Por qual razão as empresas deveria adotar a ITIL?
R: Porque ITIL tem as melhores praticas, que utiliza estratégia para reduzir custo, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar a satisfação dos clientes.
5.Qual é a entidade responsável pela divulgação das praticas da ITIL na comunidade de TI?
R: No Brasil a entidade é itSMF
6.Qual é a diferença básica entre a estrutura da ITIL V2 e ITIL V3?
R: A diferença da ITIL V2 pra V3 é um acréscimo de 5 livros na biblioteca(Melhoria Contínua, Service Strategy, Service Design, ServiceTransition e Service Operation)
R: Foi criado em 1989 pelo CCTA. Atualmente a ITIL é mantido pela empresa AXELOS.
2.Qual padrão ISO é baseado na ITIL?
R: O ITIL e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.
3.O acrônimo ITIL quer dizer o que?
R: Information Technology Infrastructure Library (ITIL)
4.Por qual razão as empresas deveria adotar a ITIL?
R: Porque ITIL tem as melhores praticas, que utiliza estratégia para reduzir custo, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar a satisfação dos clientes.
5.Qual é a entidade responsável pela divulgação das praticas da ITIL na comunidade de TI?
R: No Brasil a entidade é itSMF
6.Qual é a diferença básica entre a estrutura da ITIL V2 e ITIL V3?
R: A diferença da ITIL V2 pra V3 é um acréscimo de 5 livros na biblioteca(Melhoria Contínua, Service Strategy, Service Design, ServiceTransition e Service Operation)
Amaury- Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/02/2014
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Localização : adivinha? não é da sua conta
Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
1. Atualmente a ITIL é mantida pela empresa AXELOS.
2. ITIL V3 and ISO/IEC 20000 (Foi criado o padrão internacional ISO 20.000 em dezembro de 2005. Como qualquer padrão ISO, é estabelecido um claro padrão de definições, implantação, gerenciamento, critérios de auditoria e certificação organizacional). ISO 20000-3, lançada mais recentemente (somente no ano de 2009) disserta sobre estabelecimento de escopo para a norma, aplicabilidade e regras para auditoria da mesma.
3. Information Technology Infrastructure Library:serviço na Biblioteca de infra-estrutura de tecnologia da informação (ITIL)
4. A adoção das práticas do ITIL pode trazer vários benefícios ao funcionamento da área de TI e à sua relação com a empresa. Alguns deles são: redução no tempo de execução dos serviços e de solução de problemas, aumento dos níveis de satisfação dos usuários e clientes, redução de custos operacionais e melhor controle e gestão do setor.
5. Como entidade criada e mantida em conjunto pela indústria, pelos usuários e por profissionais da área, o itSMF colabora para o desenvolvimento do ITIL desde 1991.
6. A ITIL V3 é melhor organizando os processos de uma forma cíclica. Isto significa que a antiga estrutura do Suporte a Serviços (Service Support) e Entrega de Serviços.
ITIL V2 conhecidos com um número de novos processos e coloca mais ênfase na produção de valor para o negócio. Devido a nova estrutura de ciclo de vida do serviço, todas as interfaces entre os processos ITIL foram alteradas para refletir a nova estrutura de processo na ITIL V3.
2. ITIL V3 and ISO/IEC 20000 (Foi criado o padrão internacional ISO 20.000 em dezembro de 2005. Como qualquer padrão ISO, é estabelecido um claro padrão de definições, implantação, gerenciamento, critérios de auditoria e certificação organizacional). ISO 20000-3, lançada mais recentemente (somente no ano de 2009) disserta sobre estabelecimento de escopo para a norma, aplicabilidade e regras para auditoria da mesma.
3. Information Technology Infrastructure Library:serviço na Biblioteca de infra-estrutura de tecnologia da informação (ITIL)
4. A adoção das práticas do ITIL pode trazer vários benefícios ao funcionamento da área de TI e à sua relação com a empresa. Alguns deles são: redução no tempo de execução dos serviços e de solução de problemas, aumento dos níveis de satisfação dos usuários e clientes, redução de custos operacionais e melhor controle e gestão do setor.
5. Como entidade criada e mantida em conjunto pela indústria, pelos usuários e por profissionais da área, o itSMF colabora para o desenvolvimento do ITIL desde 1991.
6. A ITIL V3 é melhor organizando os processos de uma forma cíclica. Isto significa que a antiga estrutura do Suporte a Serviços (Service Support) e Entrega de Serviços.
ITIL V2 conhecidos com um número de novos processos e coloca mais ênfase na produção de valor para o negócio. Devido a nova estrutura de ciclo de vida do serviço, todas as interfaces entre os processos ITIL foram alteradas para refletir a nova estrutura de processo na ITIL V3.
juniorsoneka- Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/02/2014
Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
1. Foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), hoje OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra
2. A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:
• A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
• A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;
3. IT Infrastructure Library (ITIL) Um conjunto de Melhores Práticas que orientam o Gerenciamento de Serviço de TI. ITIL
é de propriedade do OGC e consiste de uma série de publicações que fornecem
recomendações para o provisionamento da Qualidade dos Serviços de TI.
4. As empresas deveria adotar a ITIL para ter um melhor gerenciamento, reduzir gastos, implementar mudanças continuas visando em grande melhoria e maior produtividade.
5. A entidade responsável pelas divulgação das práticas de ITIL é a ISTMF.
6. ITIL V2 visão modular ( todo formado por partes), 2 livros principais ( entrega e suporte) .
ITIL V3 visão Holística ( todo misturado, lembra um líquido), 5 livros principais ( Melhora contínua, Service strategy, Service design, service transition e operation.
2. A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:
• A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
• A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;
3. IT Infrastructure Library (ITIL) Um conjunto de Melhores Práticas que orientam o Gerenciamento de Serviço de TI. ITIL
é de propriedade do OGC e consiste de uma série de publicações que fornecem
recomendações para o provisionamento da Qualidade dos Serviços de TI.
4. As empresas deveria adotar a ITIL para ter um melhor gerenciamento, reduzir gastos, implementar mudanças continuas visando em grande melhoria e maior produtividade.
5. A entidade responsável pelas divulgação das práticas de ITIL é a ISTMF.
6. ITIL V2 visão modular ( todo formado por partes), 2 livros principais ( entrega e suporte) .
ITIL V3 visão Holística ( todo misturado, lembra um líquido), 5 livros principais ( Melhora contínua, Service strategy, Service design, service transition e operation.
Comatisu- Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/02/2014
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Localização : São Paulo
Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
1- Office of Government Commerce (ou somente OGC) é uma organização do governo do Reino Unido responsável por iniciativas que aumentam a eficiência e efetividade de processos de negócio do governo.
2- A ISO/IEC 20000 é a primeira norma editada pela ISO (International Organization for Standardization) que versa sobre gerenciamento de qualidade de serviços de TI (Tecnologia da Informação).
3-ITIL (Information Technology Infrastructure Library) .
4-Razões para Adotar a ITIL Vejamos algumas razões que explicam porque a ITIL é o modelo mais utilizado para
Gerenciamento de Serviços de TI no mundo todo:
É um modelo nãoproprietário:
-Independe de plataforma tecnológica e pode ser usado por qualquer empresa.
Não é um modelo prescritivo
-A ITIL é flexível: deve ser adotada e adaptada
-Independe do tamanho da empresa e do setor
Fornece as boas práticas e as melhores práticas -As empresas se beneficiam destas práticas sem terem que investir tempo para reinventar a roda
É usada por milhares de empresas no mundo todo, sendo uma referência para o
Gerenciamento de Serviços de TI
-Ajuda a estabelecer uma terminologia comum entre provedores de TI internos e externos
Ajuda a atender aos requisitos da ISO/IEC 20000
-Não existe certificação ITIL para empresas. Entretanto, as empresas que adotam a
ITIL estarão alinhadas com os requisitos da ISO/IEC 20000 – que é o padrão
internacional de Gerenciamento de Serviços de TI
5- istMF - O fórum de gerenciamento de serviços de Teconologia da informação(itsMF) originalmente ficou conhecido como fórum de gerenciamento da infra-estrutura de TI (itsMF) e foi criado no Reino Unido em 1991.
6- ITIL V2
Visão Modular (Todo “formado por partes” lembra um quebra cabeça)
-2 Livros Principais (Entrega e Suporte)
Não existe linha do tempo para lidar com o Serviço, ele é abordado na sua forma “adulta”
-Maior relação com a equipe de TI e com os Clientes
-Pode se escolher um livro e adotá-lo sem se preocupar com os demais
-Mais flexível e menos complexa do que a ITIL V3
-Pode ser adotada facilmente em pequenas empresas
ITIL V3
-Visão Holística (Todo “misturado” lembra um liquido)
-5 Livros Principais (Melhoria Contínua, Service Strategy, Service Design, ServiceTransition e Service Operation)
-Aborda os Serviços sobre a perspectiva da Governança de TI
-Maior relação com o Negócio (antes era alinhamento, agora é integração)
-Introduzido conceito de Ciclo de Vida do Serviço
-Serviços são abordados desde seu nascimento até a sua morte
-Difícil ou até mesmo inviável adotar apenas um livro, todos devem ser adotados
-Abriu mão de boa parte da flexibilidade ITIL V2 ao incorporar os conceitos deGovernança de TI
-Difícil de ser adotada em empresas pequenas
2- A ISO/IEC 20000 é a primeira norma editada pela ISO (International Organization for Standardization) que versa sobre gerenciamento de qualidade de serviços de TI (Tecnologia da Informação).
3-ITIL (Information Technology Infrastructure Library) .
4-Razões para Adotar a ITIL Vejamos algumas razões que explicam porque a ITIL é o modelo mais utilizado para
Gerenciamento de Serviços de TI no mundo todo:
É um modelo nãoproprietário:
-Independe de plataforma tecnológica e pode ser usado por qualquer empresa.
Não é um modelo prescritivo
-A ITIL é flexível: deve ser adotada e adaptada
-Independe do tamanho da empresa e do setor
Fornece as boas práticas e as melhores práticas -As empresas se beneficiam destas práticas sem terem que investir tempo para reinventar a roda
É usada por milhares de empresas no mundo todo, sendo uma referência para o
Gerenciamento de Serviços de TI
-Ajuda a estabelecer uma terminologia comum entre provedores de TI internos e externos
Ajuda a atender aos requisitos da ISO/IEC 20000
-Não existe certificação ITIL para empresas. Entretanto, as empresas que adotam a
ITIL estarão alinhadas com os requisitos da ISO/IEC 20000 – que é o padrão
internacional de Gerenciamento de Serviços de TI
5- istMF - O fórum de gerenciamento de serviços de Teconologia da informação(itsMF) originalmente ficou conhecido como fórum de gerenciamento da infra-estrutura de TI (itsMF) e foi criado no Reino Unido em 1991.
6- ITIL V2
Visão Modular (Todo “formado por partes” lembra um quebra cabeça)
-2 Livros Principais (Entrega e Suporte)
Não existe linha do tempo para lidar com o Serviço, ele é abordado na sua forma “adulta”
-Maior relação com a equipe de TI e com os Clientes
-Pode se escolher um livro e adotá-lo sem se preocupar com os demais
-Mais flexível e menos complexa do que a ITIL V3
-Pode ser adotada facilmente em pequenas empresas
ITIL V3
-Visão Holística (Todo “misturado” lembra um liquido)
-5 Livros Principais (Melhoria Contínua, Service Strategy, Service Design, ServiceTransition e Service Operation)
-Aborda os Serviços sobre a perspectiva da Governança de TI
-Maior relação com o Negócio (antes era alinhamento, agora é integração)
-Introduzido conceito de Ciclo de Vida do Serviço
-Serviços são abordados desde seu nascimento até a sua morte
-Difícil ou até mesmo inviável adotar apenas um livro, todos devem ser adotados
-Abriu mão de boa parte da flexibilidade ITIL V2 ao incorporar os conceitos deGovernança de TI
-Difícil de ser adotada em empresas pequenas
Dani Liberato- Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 27
Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
1-atualmente pela empresa Axelos.
2-A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:
A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;
3-A sigla ITIL significa “Information Technology Infrastructure Library”,
4-O ITIL é um conjunto de melhores práticas para a gestão de serviços em TI e para o alinhamento desta área com os negócios da empresa.
5-itSMF é o único fórum destinado a profissionais especializados em Gerência de Serviços de TI totalmente independente e reconhecido mundialmente.
6-Estratégia de Serviço – determina quais tipos de serviços devem ser oferecidos para quais Clientes ou mercados.
Desenho do Serviço – identifica necessidades do serviço e idealiza novas ofertas de serviços, bem como alterações e melhorias aos serviços existentes.
Very Happy
Transição do Serviço – constrói e implementa serviços novos ou modificados.
Operação do Serviço – realiza atividades operacionais
Melhoria contínua do Serviço – aprende com os sucessos e fracassos do passado e melhora continuamente a competitividade, eficácia e eficiência dos serviços e processos.
\0 :D:D
2-A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:
A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;
3-A sigla ITIL significa “Information Technology Infrastructure Library”,
4-O ITIL é um conjunto de melhores práticas para a gestão de serviços em TI e para o alinhamento desta área com os negócios da empresa.
5-itSMF é o único fórum destinado a profissionais especializados em Gerência de Serviços de TI totalmente independente e reconhecido mundialmente.
6-Estratégia de Serviço – determina quais tipos de serviços devem ser oferecidos para quais Clientes ou mercados.
Desenho do Serviço – identifica necessidades do serviço e idealiza novas ofertas de serviços, bem como alterações e melhorias aos serviços existentes.
Very Happy
Transição do Serviço – constrói e implementa serviços novos ou modificados.
Operação do Serviço – realiza atividades operacionais
Melhoria contínua do Serviço – aprende com os sucessos e fracassos do passado e melhora continuamente a competitividade, eficácia e eficiência dos serviços e processos.
\0 :D:D
igor carvalho lima leitão- Mensagens : 6
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 28
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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada
1-ITIL V3 foi criado pelo CCTA(Central Computer and Telecommunications Agency), um órgão independente do governo britânico.
Hoje a ITIL é mantida pela empresa AXELOS.
2- A ISO 20000 se divide em duas partes:
A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI.
3- ITIL (Information Technology Infrastructure Library /biblioteca de infraestrutura para a Tecnologia de Informação)
4-Porque são melhores praticas para um melho gerenciamendo
5-itSMF
6- O ITIL V2 delineou o que deveria ser feito para melhorar processos. Já o ITIL V3 explica claramente como é que deve ser feito.
Hoje a ITIL é mantida pela empresa AXELOS.
2- A ISO 20000 se divide em duas partes:
A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI.
3- ITIL (Information Technology Infrastructure Library /biblioteca de infraestrutura para a Tecnologia de Informação)
4-Porque são melhores praticas para um melho gerenciamendo
5-itSMF
6- O ITIL V2 delineou o que deveria ser feito para melhorar processos. Já o ITIL V3 explica claramente como é que deve ser feito.
ivan araujo pereira- Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 27
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