Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

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Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por Profa. Roberta Kelly em Qua Abr 23, 2014 7:29 am

Olá Queridos Alunos,

Responda as questões abaixo e poste as respostas no fórum.


1.Quem é o proprietário da ITIL V3?

2.Qual padrão ISO é baseado na ITIL?

3.O acrônimo ITIL quer dizer o que?

4.Por qual razão as empresas deveria adotar a ITIL?

5.Qual é a entidade responsável pela divulgação das praticas da ITIL na comunidade de TI?

6.Qual é a diferença básica entre a estrutura da ITIL V2 e ITIL V3?

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Última edição por Profa. Roberta Kelly em Qua Abr 23, 2014 10:18 am, editado 2 vez(es)
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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por cipriano_w em Qua Abr 23, 2014 8:34 am

1 > Axelos.
2> Padrão 20000 ISO, gereciamento de serviços deTI;
ISO 20000-1, especificação para a gerência de serviços de TI;
ISO 20000-2, código de prática para a gerência dos serviços de TI.

3>Information Technology Infrastructure Library ou em português biblioteca de infraestrutura para a Tecnologia de Informação.

4> Ele fornece orientações para as organizações sobre como usá-lo como uma ferramenta para facilitar a mudança nos negócios, transformação e crescimento, que se tornam necessária para qualquer empresa que pretende se manter no mercado com tecnologia e eficiência.

5> A entidade responsável é itSMF no Brasil que assume como fórum discussões desde 2003.

6> O ITIL v2 tinha como base também a estrutura de negócios, porém voltada para o alinhamento do negócio já estabelecido, o que diverge do ITIL v3 onde o foco é a integração com o negócio, isto pela demanda e pela necessidade das empresas, e pelo próprio aumento da qualidade da tecnologias as empresas logo dependem mais do setor de TI.


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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por Ithalo em Qua Abr 23, 2014 8:41 am

1.Quem é o proprietário da ITIL V3?

Atualmente a ITIL é mantida pela empresa AXELOS.

2.Qual padrão ISO é baseado na ITIL?

A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;
Resumidamente, a primeira parte trata dos processos que devem ser implementados e a segunda trata da avaliação do que foi implementado na primeira.

O ITIL e e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.


3.O acrônimo ITIL quer dizer o que?

ITIL  - Information Technology Infrastructure Library

4.Por qual razão as empresas deveria adotar a ITIL?

Uma pesquisa realizada no Brasil pela revista IDG em 2005 aponta que 37% das empresas entrevistadas já ingressaram na aplicação da ITIL® em seus processos. A adoção da ITIL® não é apenas um modismo de TI, mas sim uma estratégia para reduzir custos, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar a satisfação dos clientes.

5.Qual é a entidade responsável pela divulgação das praticas da ITIL na comunidade de TI?
itSMF

6.Qual é a diferença básica entre a estrutura da ITIL V2 e ITIL V3?

Entre as principais mudanças do ITIL V3 esta uma mudança para um serviço de abordagem e orientação mais exigentes. O ITIL V2 delineou o que deveria ser feito para melhorar processos. Já o ITIL V3 explica claramente como é que deve ser feito.


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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por Gabriel Santos em Qua Abr 23, 2014 8:46 am

1- Atualmente a ITIL é mantida pelo OGC (Office Government Commerce), do Reino Unido, e seus usuários são representados pelo ITSM Fórum.

2-ITIL® V3 and ISO/IEC 20000 (Foi criado o padrão internacional ISO 20.000 em dezembro de 2005.  Como qualquer padrão ISO, é estabelecido um claro padrão de definições, implantação, gerenciamento, critérios de auditoria e certificação organizacional).  ISO 20000-3, lançada mais recentemente (somente no ano de 2009) disserta sobre estabelecimento de escopo para a norma, aplicabilidade e regras para auditoria da mesma.

3-O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é o modelo de referência para gerenciamento de processos de TI mais aceito mundialmente.

4-- facilita o gerenciamento de serviços de TI e, conseqüentemente, de toda a empresa;
- oferece uma linha de trabalho consistente, padronizada e eficiente;
- redução, a longo prazo, dos custos dos serviços prestados;
- melhora o processo de comunicação entre funcionários, parceiros e clientes da empresa;
- aumenta a satisfação de todos os envolvidos, ao definir corretamente as metas e expectativas.

Não só por essas razões , mas para que o gestor venha ter um controle total da empresa empregando nela as melhores Praticas do ITIL , deixando que a empresa venha progredir constantemente dando suporte a todos os departamentos que dependem dos serviços do TI.

5- A entidade responsável é a  itSMF .É uma organização mundial independente e sem fins lucrativos dedicada a promover gerenciamento de serviços em TI.Fundado em 1991 no Reino Unido. O itSMF existe em mais de 40 países.

6-Entre as principais mudanças do ITIL V3 esta uma mudança para um serviço de abordagem e orientação mais exigentes. O ITIL V2 delineou o que deveria ser feito para melhorar processos. Já o ITIL V3 explica claramente como é que deve ser feito.
Outro ponto chave ITIL V3 e demonstrar o retorno do investimento para os negócios. Esta foi uma dos pedidos mais freqüentes no setor de consultorias, realizadas como parte do projeto da versão 3.
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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por Convidado em Qua Abr 23, 2014 8:46 am

1-  O ITIL® V3 foi criado pelo CCTA, atualmente incorporado pelo  Cabinet Office, um órgão independente do governo britânico.
Hoje a ITIL é mantida pela empresa AXELOS.

2- A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:

A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI.

3- O termo ITIL é um acrônimo do Inglês
(Information Technology Infrastructure Library)
Que traduzido seria algo como Biblioteca de Infraestrutura para a Tecnologia de Informação.

4- As empresas adotam os processos da ITIL ® com o objetivo de melhorar suas práticas e consequentemente obter resultados melhores na entrega e suporte aos serviços de TI.

5- Como entidade criada e mantida em conjunto pela indústria, pelos usuários e por profissionais da área, o itSMF colabora para o desenvolvimento e a disseminação do ITIL desde 1991.

6- Uma comparação entre a ITIL® v2 e V3 nos revela que todos os principais processos da ITIL® V2 permanecem na V3, com algumas mudanças substanciais. Entretanto, em muitos casos, a ITIL® v3 apresenta descrições de processos revisadas e melhoradas.
A principal diferença entre a V2 e V3 é a nova estrutura do Ciclo de Vida do Serviços: A ITIL® V3 é melhor entendida,organizando os processos de uma forma cíclica.


Última edição por João Vitor Ribeiro Fiel em Qua Abr 23, 2014 8:47 am, editado 1 vez(es)

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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por Reinaldo Sartori Júnior em Qua Abr 23, 2014 8:46 am

1.Quem é o proprietário da ITIL V3?:
A biblioteca ITIL eatá sob responsabilidade do Office of Government Commerce, do governo britânico.

2.Qual padrão ISO é baseado na ITIL?:
A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:

A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;
Resumidamente, a primeira parte trata dos processos que devem ser implementados e a segunda trata da avaliação do que foi implementado na primeira.

O ITIL e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.

Por um bom tempo permaneceu aberta a discussão de que ITIL seria apenas mais uma sigla passageira. “Um fato formalizou a aceitação do ITIL como melhor prática mundial: a publicação, no fim de 2005, da ISO/IEC 20.000, que trata especificamente do Gerenciamento de Serviços de TI. Esta certificação praticamente adota como base os processos e práticas previstos no ITIL.

3.O acrônimo ITIL quer dizer o que?:
Information Technology Infrastructure Library que traduzido seria algo como Biblioteca de Infraestrutura para a Tecnologia de Informação, porem não é utilizado a tradução para o Português.

4.Por qual razão as empresas deveria adotar a ITIL?:
A adoção das práticas do ITIL pode trazer vários benefícios ao funcionamento da área de TI e à sua relação com a empresa. Alguns deles são: redução no tempo de execução dos serviços e de solução de problemas, aumento dos níveis de satisfação dos usuários e clientes, redução de custos operacionais e melhor controle e gestão do setor.

Como outros modelos de gestão, no entanto, não espere que o ITIL traga a resposta a todos os problemas. A implantação das melhores práticas pode custar tempo, dinheiro e acima de tudo exige um certo grau de maturidade – ainda que, em tese, possa ser adotado em empresas de qualquer porte.

5.Qual é a entidade responsável pela divulgação das praticas da ITIL na comunidade de TI?:
Outra entidade envolvida com a ITIL é o ITSMF (em português: Fórum de Gerenciamento de Serviços em TI), orgão promove a troca de informações e experiências entre empresas que trabalham com Gerenciamento de Serviços em TI. O ITSMF é colaborativo; seus associados podem contribuir com o desenvolvimento dos assuntos debatidos em eventos promovidos pelo fórum. O site oficial do ITSMF no Brasil é www.itsmf.com.br.

6.Qual é a diferença básica entre a estrutura da ITIL V2 e ITIL V3?:

ITIL V2


• Visão Modular (Todo “formado por partes” lembra um quebra cabeça)

• 2 Livros Principais (Entrega e Suporte)

• Não existe linha do tempo para lidar com o Serviço, ele é abordado na sua forma “adulta”

• Maior relação com a equipe de TI e com os Clientes

• Pode se escolher um livro e adotá-lo sem se preocupar com os demais

• Mais flexível e menos complexa do que a ITIL V3

• Pode ser adotada facilmente em pequenas empresas

ITIL V3

• Visão Holística (Todo “misturado” lembra um liquido)

• 5 Livros Principais (Melhoria Contínua, Service Strategy, Service Design, ServiceTransition e Service Operation)

• Aborda os Serviços sobre a perspectiva da Governança de TI

• Maior relação com o Negócio (antes era alinhamento, agora é integração)

• Introduzido conceito de Ciclo de Vida do Serviço

• Serviços são abordados desde seu nascimento até a sua morte

• Difícil ou até mesmo inviável adotar apenas um livro, todos devem ser adotados

• Abriu mão de boa parte da flexibilidade ITIL V2 ao incorporar os conceitos deGovernança de TI

• Difícil de ser adotada em empresas pequenas

• Maior integração com outros modelos de Governança de TI e Normas ISO (CMMi,COBIT, PMBOK, ISO 20000, ISO 27001, Six Sigma)
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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por Ricardo Santos em Qua Abr 23, 2014 8:50 am

1- A organização OGC (Office of Government Commerce).
2- O padrão ISO/IEC 20000
3- Quer dizer: Information Technology Infrastructure Library.
4- Para poder gerenciar o setor de TI de forma eficiente e garantir melhores serviços e resultados aos clientes do mesmo.
5- A AXELOS Ltd.
6- A principal diferença entre a V2 e V3 é a nova estrutura do Ciclo de Vida do Serviços: A ITIL V3 é melhor entendida, organizando os processos de uma forma cíclica. Isto significa que a antiga estrutura do Suporte a Serviços (Service Support) e Entrega de Serviços (Service Delivery) foi substituída por um novo conjunto núcleo de cinco disciplinas: Estratégia de Serviço; Desenho do Serviço; Transição do Serviço; Operação do Serviço; e Melhoria contínua do Serviço.


Última edição por Ricardo Santos em Qua Abr 23, 2014 8:53 am, editado 1 vez(es)

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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por Jéssica Oliveira em Qua Abr 23, 2014 8:51 am

1- Esta biblioteca foi criada em 1989 pelo CCTA, hoje incorporado pelo  Cabinet Office, um órgão independente do governo britânico. Atualmente a ITIL é mantida pela empresa AXELOS.

2- A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:

A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;

O ITIL e e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.

3- A sigla ITIL significa “Information Technology Infrastructure Library”

4-  A adoção da ITIL não é apenas um modismo de TI, mas sim uma estratégia para reduzir custos, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar a satisfação dos clientes.

5- Entidade responsável é  itSMF no Brasil

6- "Uma comparação entre a ITIL v2 e V3 nos revela que todos os principais processos da ITIL V2 permanecem na V3, com algumas mudanças substanciais. Entretanto, em muitos casos, a ITIL v3 apresenta descrições de processos revisadas e melhoradas.
A principal diferença entre a V2 e V3 é a nova estrutura do Ciclo de Vida do Serviços: A ITIL V3 é melhor entendida, organizando os processos de uma forma cíclica. Isto significa que a antiga estrutura do Suporte a Serviços (Service Support) e Entrega de Serviços (Service Delivery) foi substituída por um novo conjunto núcleo de cinco disciplinas:

Estratégia de Serviço – determina quais tipos de serviços devem ser oferecidos para quais Clientes ou mercados.
Desenho do Serviço – identifica necessidades do serviço e idealiza novas ofertas de serviços, bem como alterações e melhorias aos serviços existentes.
Transição do Serviço – constrói e implementa serviços novos ou modificados.
Operação do Serviço – realiza atividades operacionais
Melhoria contínua do Serviço – aprende com os sucessos e fracassos do passado e melhora continuamente a competitividade, eficácia e eficiência dos serviços e processos.
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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por Thiago de Azevedo Silva em Qua Abr 23, 2014 8:55 am

1:É o responsável pela melhoria continua do serviço Desenho e documentação do serviço Realização das atividades da Operação de Serviços necessárias para suportar um serviço Produção do Balanced Scorecard apresentando um “status” geral de todos os serviços.

2: ISO 20000: é a primeira norma editada pela ISO que versa sobre gerenciamento de serviços de TI (Tecnologia da Informação). A ISO 20000 é um conjunto que define as melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI. O seu desenvolvimento foi baseado na BS 15000 (British Standard) e tem a intenção de ser completamente compatível com o ITIL (Information Technology Infrastructure Library). A sua primeira edição ocorreu em dezembro de 2005.

3:O termo ITIL é um acrônimo do Inglês Information Technology Infrastructure Library que traduzido seria algo como Biblioteca de Infraestrutura para a Tecnologia de Informação, porem não é utilizado a tradução para o Português, por aqui nós simplesmente utilizamos o acrônimo ITIL.

4:O resultado deste investimento será traduzido no melhoramento da qualidade dos serviços, integração e coordenação das ofertas. Além disso, ira permitir que a organização compare-se a outras no que se refere a gestão de serviços de TI.

5:A entidade responsável no Brasil é a itSmf.

6: A grande diferença foi separar os processos através de um ciclo de vida: Estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria de serviço continuada.


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Gestão De TI (ITIL)

Mensagem por Victor Lopes Ferreira em Qua Abr 23, 2014 9:11 am

(ITIL V3) é um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI). Foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), hoje OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra.

A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação.O ITIL e e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.

Information Technology Infrastructure Library. (ITIL) é um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI)

Uma pesquisa divulgada no início de 2012 pela Regus mostrou que 51% da empresas brasileiras não possuem uma estratégia para retomar as atividades de TI em até 24 horas. A adoção cada vez maior do trabalho remoto utilizando conexões seguras via Internet resolve em parte a questão de locais alternativos para trabalhar em caso de impedimento de acesso dos funcionários ao seu local de trabalho.

A entidade responsável é itSMF no Brasil que assume como fórum discussões desde 2003. Kaimar é um praticante de ITSM experiente que tem um fundo de carreira em suporte de TI, desenvolvimento de software e gerenciamento de projetos.

Entre as principais mudanças do ITIL V3 esta uma mudança para um serviço de abordagem e orientação mais exigentes. O ITIL V2 delineou o que deveria ser feito para melhorar processos. Já o ITIL V3 explica claramente como é que deve ser feito.
Outro ponto chave ITIL V3 e demonstrar o retorno do investimento para os negócios. Esta foi uma dos pedidos mais freqüentes no setor de consultorias, realizadas como parte do projeto da versão 3. bounce affraid
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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por Stephanieoliveira em Qua Abr 23, 2014 9:13 am

1-O ITIL V3 foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), hoje OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra.

2-O ISO e dividido em duas partes que são A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI.

3- Quer dizer Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação.

4- É o meio para entregar valor aos clentes , propiciando os resultados desejados, sem que tais clientes/ares de negosios precisem assumir cuestos e riscoes especificos.

5-itSMF

6- A principal diferença entre a V2 e V3 é a nova estrutura do Ciclo de Vida do Serviços: A ITIL V3 é melhor entendida, organizando os processos de uma forma cíclica. Isto significa que a antiga estrutura do Suporte a Serviços  e Entrega de Serviços  foi substituída por um novo conjunto núcleo de cinco disciplinas:Estratégia de Serviço,Desenho do Serviço ,Transição do Serviço,Operação do Serviço e Melhoria contínua do Serviço .
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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por Alef Carlos em Qua Abr 23, 2014 9:19 am

1) ITIL® inicialmente surgiu como um acrônimo de Information Technology Infrastructure Library e hoje ITIL é uma marca. Esta biblioteca foi criada em 1989 pelo CCTA, hoje incorporado pelo Cabinet Office, um órgão independente do governo britânico. Atualmente a ITIL é mantida pela empresa AXELOS.

2) A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:

A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;

Resumidamente, a primeira parte trata dos processos que devem ser implementados e a segunda trata da avaliação do que foi implementado na primeira.

3) ITIL® inicialmente surgiu como um acrônimo de Information Technology Infrastructure Library e hoje ITIL é uma marca.

4) O ITIL consiste no modelo de gerenciamento de processos de TI, sendo o recurso mais aceito mundialmente. Sua estrutura foi criada pela OGC ? Office of Government Commerce, antiga secretaria do comércio do governo inglês. É o conjunto de processos que reúne as melhores práticas para se adotar no gerenciamento dos serviços de TI em uma organização. Para o desenvolvimento da área de TI, o ITIL é uma referência reconhecida mundialmente. Criado na Inglaterra, consiste no conjunto de normas e orientações para gerenciamento e desenvolvimento de tecnologias em empresas.

Vantagens

- facilita o gerenciamento de serviços de TI e, conseqüentemente, de toda a empresa;
- oferece uma linha de trabalho consistente, padronizada e eficiente;
- redução, a longo prazo, dos custos dos serviços prestados;
- melhora o processo de comunicação entre funcionários, parceiros e clientes da empresa;
- aumenta a satisfação de todos os envolvidos, ao definir corretamente as metas e expectativas.

5) A entidade de divulgação itsmf.

6) Diferenças entre o ITIL V2 para V3
Entre as principais mudanças do ITIL V3 esta uma mudança para um serviço de abordagem e orientação mais exigentes. O ITIL V2 delineou o que deveria ser feito para melhorar processos. Já o ITIL V3 explica claramente como é que deve ser feito.

Outro ponto chave ITIL V3 e demonstrar o retorno do investimento para os negócios. Esta foi uma dos pedidos mais freqüentes no setor de consultorias, realizadas como parte do projeto da versão 3.
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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por Alexandre Costa em Qua Abr 23, 2014 9:27 am

1- Foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), hoje OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra. E atualmente é mantida pela empresa AXELOS.

2- A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:
A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI.
O ITIL e e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.

3- A sigla ITIL significa “Information Technology Infrastructure Library”, e nada mais é do que um conjunto de livros que versam sobre boas práticas.

4- É o meio para entregar valor aos clientes, propiciando e facilitando os resultados desejados e o que os clientes querem alcançar, sem ter que assumir custos e riscos inerentes a TI.

5- O ITSMF. Tem como objetivo contribuir para que empresas, consultores e profissionais adotem melhores práticas de gerenciamento de TI (ITIL).

6- ITIL V2 - Visão Modular (Todo “formado por partes”, lembra um quebra cabeça)
2 Livros Principais (Entrega e Suporte)
Maior relação com a equipe de TI e com os Clientes
ITIL V3 - Visão Holística (Todo “misturado”, lembra um liquido)
 5 Livros Principais (Melhoria Contínua, Service Strategy, Service Design, ServiceTransition e Service Operation)
 Maior relação com o Negócio (antes era alinhamento, agora é integração)
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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por Amaury em Qua Abr 23, 2014 9:30 am

1.Quem é o proprietário da ITIL V3?
R: Foi criado em 1989 pelo CCTA. Atualmente a ITIL é mantido pela empresa AXELOS.

2.Qual padrão ISO é baseado na ITIL?
R: O ITIL e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TI.

3.O acrônimo ITIL quer dizer o que?
R: Information Technology Infrastructure Library (ITIL)

4.Por qual razão as empresas deveria adotar a ITIL?
R: Porque ITIL tem as melhores praticas, que utiliza estratégia para reduzir custo, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar a satisfação dos clientes.

5.Qual é a entidade responsável pela divulgação das praticas da ITIL na comunidade de TI?
R: No Brasil a entidade é itSMF

6.Qual é a diferença básica entre a estrutura da ITIL V2 e ITIL V3?
R: A diferença da ITIL V2 pra V3 é um acréscimo de 5 livros na biblioteca(Melhoria Contínua, Service Strategy, Service Design, ServiceTransition e Service Operation)

 afro   lol!
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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por juniorsoneka em Qua Abr 23, 2014 9:36 am

1. Atualmente a ITIL é mantida pela empresa AXELOS.

2. ITIL  V3 and ISO/IEC 20000 (Foi criado o padrão internacional ISO 20.000 em dezembro de 2005.  Como qualquer padrão ISO, é estabelecido um claro padrão de definições, implantação, gerenciamento, critérios de auditoria e certificação organizacional).  ISO 20000-3, lançada mais recentemente (somente no ano de 2009) disserta sobre estabelecimento de escopo para a norma, aplicabilidade e regras para auditoria da mesma.

3. Information Technology Infrastructure Library:serviço na Biblioteca de infra-estrutura de tecnologia da informação (ITIL)

4. A adoção das práticas do ITIL pode trazer vários benefícios ao funcionamento da área de TI e à sua relação com a empresa. Alguns deles são: redução no tempo de execução dos serviços e de solução de problemas, aumento dos níveis de satisfação dos usuários e clientes, redução de custos operacionais e melhor controle e gestão do setor.

5.  Como entidade criada e mantida em conjunto pela indústria, pelos usuários e por profissionais da área, o itSMF colabora para o desenvolvimento do ITIL desde 1991.


6.  A ITIL V3 é melhor organizando os processos de uma forma cíclica. Isto significa que a antiga estrutura do Suporte a Serviços (Service Support) e Entrega de Serviços.
  ITIL   V2 conhecidos com um número de novos processos e coloca mais ênfase na    produção de valor para o negócio. Devido a nova estrutura de ciclo de vida do serviço,  todas as interfaces entre os processos ITIL foram alteradas para refletir a nova estrutura de processo na ITIL V3.
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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por Comatisu em Qua Abr 23, 2014 9:40 am

1. Foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), hoje OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra


2. A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:
• A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
• A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;

3. IT Infrastructure Library (ITIL) Um conjunto de Melhores Práticas que orientam o Gerenciamento de Serviço de TI. ITIL
é de propriedade do OGC e consiste de uma série de publicações que fornecem
recomendações para o provisionamento da Qualidade dos Serviços de TI.

4. As empresas deveria adotar a ITIL para ter um melhor gerenciamento, reduzir gastos, implementar mudanças continuas visando em grande melhoria e maior produtividade.

5. A entidade responsável pelas divulgação das práticas de ITIL é a ISTMF.

6. ITIL V2 visão modular ( todo formado por partes), 2 livros principais ( entrega e suporte) .
ITIL V3 visão Holística ( todo misturado, lembra um líquido), 5 livros principais ( Melhora contínua, Service strategy, Service design, service transition e operation.


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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por Dani Liberato em Qua Abr 23, 2014 9:46 am

1- Office of Government Commerce (ou somente OGC) é uma organização do governo do Reino Unido responsável por iniciativas que aumentam a eficiência e efetividade de processos de negócio do governo.

2- A ISO/IEC 20000 é a primeira norma editada pela ISO (International Organization for Standardization) que versa sobre gerenciamento de qualidade de serviços de TI (Tecnologia da Informação).

3-ITIL  (Information Technology Infrastructure Library) .

4-Razões para Adotar a ITIL  Vejamos algumas razões que explicam porque a ITIL é o modelo mais utilizado para 
Gerenciamento de Serviços de TI no mundo todo: 

É um modelo não­proprietário:
-Independe de plataforma tecnológica e pode ser usado por qualquer empresa.

Não é um modelo prescritivo 
-A ITIL é flexível: deve ser adotada e adaptada 
-Independe do tamanho da empresa e do setor 

Fornece as boas práticas e as melhores práticas  -As empresas se beneficiam destas práticas sem terem que investir tempo para  reinventar a roda 


É usada por milhares de empresas no mundo todo, sendo uma referência para o 
Gerenciamento de Serviços de TI 
-Ajuda a estabelecer uma terminologia comum entre provedores de TI internos e externos

Ajuda a atender aos requisitos da ISO/IEC 20000 
-Não existe certificação ITIL para empresas. Entretanto, as empresas que adotam a 
ITIL estarão alinhadas com os requisitos da ISO/IEC 20000 – que é o padrão 
internacional de Gerenciamento de Serviços de TI


5- istMF - O fórum de gerenciamento de serviços de Teconologia da informação(itsMF) originalmente ficou conhecido como fórum de gerenciamento da infra-estrutura de TI (itsMF) e foi criado no Reino Unido em 1991.


6- ITIL V2


Visão Modular (Todo “formado por partes” lembra um quebra cabeça)

-2 Livros Principais (Entrega e Suporte)

Não existe linha do tempo para lidar com o Serviço, ele é abordado na sua forma “adulta”


-Maior relação com a equipe de TI e com os Clientes

-Pode se escolher um livro e adotá-lo sem se preocupar com os demais

-Mais flexível e menos complexa do que a ITIL V3

-Pode ser adotada facilmente em pequenas empresas


ITIL V3

-Visão Holística (Todo “misturado” lembra um liquido)

-5 Livros Principais (Melhoria Contínua, Service Strategy, Service Design, ServiceTransition e Service Operation)

-Aborda os Serviços sobre a perspectiva da Governança de TI

-Maior relação com o Negócio (antes era alinhamento, agora é integração)

-Introduzido conceito de Ciclo de Vida do Serviço

-Serviços são abordados desde seu nascimento até a sua morte

-Difícil ou até mesmo inviável adotar apenas um livro, todos devem ser adotados

-Abriu mão de boa parte da flexibilidade ITIL V2 ao incorporar os conceitos deGovernança de TI

-Difícil de ser adotada em empresas pequenas

Dani Liberato

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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por igor carvalho lima leitão em Qua Abr 23, 2014 9:52 am

1-atualmente pela empresa Axelos.

2-A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:

A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI;

3-A sigla ITIL significa “Information Technology Infrastructure Library”,

4-O ITIL é um conjunto de melhores práticas para a gestão de serviços em TI e para o alinhamento desta área com os negócios da empresa.

5-itSMF é o único fórum destinado a profissionais especializados em Gerência de Serviços de TI totalmente independente e reconhecido mundialmente.

6-Estratégia de Serviço – determina quais tipos de serviços devem ser oferecidos para quais Clientes ou mercados.

Desenho do Serviço – identifica necessidades do serviço e idealiza novas ofertas de serviços, bem como alterações e melhorias aos serviços existentes.

Very Happy

Transição do Serviço – constrói e implementa serviços novos ou modificados.
Operação do Serviço – realiza atividades operacionais

Melhoria contínua do Serviço – aprende com os sucessos e fracassos do passado e melhora continuamente a competitividade, eficácia e eficiência dos serviços e processos.

\0 Very Happy:D:D
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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

Mensagem por ivan araujo pereira em Qua Abr 23, 2014 10:16 am

1-ITIL V3 foi criado pelo CCTA(Central Computer and Telecommunications Agency), um órgão independente do governo britânico.
Hoje a ITIL é mantida pela empresa AXELOS.

2- A ISO 20000 se divide em duas partes:

A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TI;
A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI.

3- ITIL (Information Technology Infrastructure Library /biblioteca de infraestrutura para a Tecnologia de Informação)

4-Porque são melhores praticas para um melho gerenciamendo

5-itSMF

6- O ITIL V2 delineou o que deveria ser feito para melhorar processos. Já o ITIL V3 explica claramente como é que deve ser feito.
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ivan araujo pereira

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Re: Disciplina - Gestão de TI - ITIL V3 - Atividade - Turma Manhã - Encerrada

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